top of page
Buscar

Incommodus

  • Foto do escritor: Beatriz Queiroz
    Beatriz Queiroz
  • 25 de mar. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de mai. de 2023

O poder das imagens

ree

O objetivo do trabalho em grupo foi analisar o modo como a visualização das representações iconográficas ao longo do recorte dos períodos históricos, tanto da Moda quanto da Arte, influenciavam a mensagem que os indivíduos recebiam, com foco nos 5 sentidos humanos. Parte-se do princípio que há toda uma abordagem histórico-cultural de cada receptor na ação de ler a imagem e interpretá-la, exprimindo diferentes reações e emoções no ato, sendo elas muito pessoais e variando por indivíduo.


A partir das pesquisas e do tema desenvolvido pelo nosso grupo, foi requisitado criar um croqui de um kimono, cujo design e signos presentes refletissem o assunto abordado. O meu modelo abaixo foi um dos rascunhos feitos para o trabalho.



ree

Release

Incommodus, em português, incômodo. Carrega significados como desconforto, malestar, constrangimento, perturbação, inconveniência e estorvo. Com o decorrer do tempo, diferentes tipos de incômodos se tornaram presentes nas sociedades. Muitas vezes nos obrigando a fechar os olhos ou desviar o olhar. Nesse e-book abordaremos o tema “O Incômodo das Imagens nas Emoções do Ser Humano” e, durante a seleção das iconografias, procuramos as que não só incomodam o sentido da visão e tato, como também o emocional e outros sentimentos que a pessoa possa ter. Abordaremos na História da Arte imagens com expressões faciais e corporais que conseguem passar uma mensagem, um sentimento e imagens com caráter religioso impactantes para os devotos. Já em História da Moda, selecionamos acessórios de grande desconforto para o corpo, que faziam parte do código vestimentar das épocas que abordaremos, Idade Média, Renascimento, Barroco e Rococó.

Comentários


Assine a News Letter para receber atualizações, posts e novidades!

Obrigada pelo envio!

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Pinterest Cinza

© 2022 por Beatriz Queiroz. Criado com Wix.com

bottom of page